São cinco as idéias básicas a serem seguidas para uma construção sustentável:
• Projetos inteligentes
São projetos de arquitetura e de engenharia civil, onde são aproveitadas de uma melhor maneira, as características do terreno da construção e também do ambiente natural em que se encontra. Assim, deve-se priorizar a utilização da iluminação solar para economizar o uso de lâmpadas, aproveitar a ventilação natural, com a construção de corredores de ventilação, janelas maiores, uma maior utilização do recurso de pilotis, etc.
• Redução da poluição
A construção civil é uma das atividades antrópicas que mais poluem o planeta. O que pode ser feito para minimizar este problema, é promover um maior aproveitamento dos materiais, reduzindo o desperdício, reutilizando tudo que for possível e dando uma destinação adequada ao que não se pode reutilizar, trabalhando com cooperativas de catadores e enviando para usinas de reciclagem. Na construção sustentável deve-se sempre priorizar a gestão de resíduos sólidos e efluentes.
• Materiais ecológicos
Cada vez mais a tecnologia propicia alternativas ecológicas para a construção civil. Tijolos feitos de entulho, madeira plástica e de reflorestamento, concreto reciclado e asfalto feito de pneus velhos, são várias as alternativas viáveis que já podem ser encontradas e utilizadas numa construção sustentável.
• Eficiência energética
Um melhor aproveitamento da luz natural, a utilização de aquecedores solares e lâmpadas LED que possuem maior luminosidade e durabilidade, a compra de equipamentos mais eficientes, uma menor utilização de condicionadores de ar, são exemplos de garantia de uma maior eficiência energética em qualquer construção.
• Aproveitamento da água
A água da chuva pode ser aproveitada, sendo captada através de cisternas e caixas d’água. Serve para limpeza de áreas externas, na rega de plantas e nos vasos sanitários. Além disso, já há no mercado modelos de torneiras e descargas mais eficientes, que gastam uma menor quantidade de água.
Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema americano de certificação aplicado pelo Green Building Council que leva em conta o impacto gerado ao meio ambiente em conseqüência dos processos relacionados ao edifício (projeto, construção e operação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário