sábado, 30 de julho de 2011

01.Educação ambiental

Sabemos que a educação do cidadão é prioritária para o surgimento da consciência ambiental. Por esse motivo, todos os projetos da empresa são focados e permeados neste tema que consideramos fundamental para um processo de mudança de postura da sociedade. A ideia é conjugar a educação com a comunicação, organizando cursos e palestras sobre temas ambientais e confeccionando materiais pedagógicos para empresas, escolas e entidades em geral.

02.Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

É um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável. Pode-se defini-lo como a parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e recursos para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.

A equipe da Etech detecta e avalia o que pode ser alterado ou melhorado na sua empresa, elaborando e implementando um Sistema de Gestão Ambiental voltado às suas necessidades. O projeto é fomentado buscando identificar, analisar e aprimorar os aspectos/impactos da organização, seus requisitos legais, seus objetivos e metas ambientais, sua política ambiental, sua responsabilidade e programas de ação. Este trabalho é realizado tendo em mente a importância da sensibilização e do comprometimento através da educação ambiental com as pessoas envolvidas, melhorando a comunicação interna e externa da entidade, procurando sempre alcançar melhorias contínuas em sua organização e estrutura.


Este sistema, depois de auditado e aprovado, pode gerar uma certificação: o Sistema de Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001. Isto significa comprovar junto aos stakeholders que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação do meio ambiente. Em razão disso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e com a qualidade de vida da população, as empresas que conseguem esta certificação, obtêm um considerável diferencial competitivo, fortalecendo sua posição frente ao mercado e a sociedade.

03.Marketing ambiental

É uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável. Ao empregar estratégias de marketing ambiental, a organização pode aumentar sua credibilidade e legitimidade, definir sua personalidade, área de atuação e imagem, além de agregar valor à marca junto aos diversos stakeholders.

Além da aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental na empresa e a geração de resultados positivos, a Etech pode promover a criação e a elaboração de um programa de Comunicação Empresarial, mostrando todos os serviços prestados pela entidade e a sua preocupação e eficácia com o meio ambiente.

04.Diretrizes para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Muito mais que filantropia, a responsabilidade social empresarial deve ser a base da atividade de uma empresa. Abrange a preocupação e o compromisso com os impactos que suas ações podem acarretar aos consumidores, ao meio ambiente, aos trabalhadores e à comunidade local. Além disso, a entidade deve sempre buscar transparência na comunicação de seus negócios, visando uma postura adequada em frente à sociedade, o que deve ser refletido na publicidade e nos produtos e serviços oferecidos por ela.

Guiada pela recente elaboração da ISO 26000 – que traz diretrizes sobre responsabilidade social em todo o mundo – a Etech presta consultoria sobre como as empresas devem assumir responsabilidade sobre os impactos de suas atividades e sobre seus relacionamentos com a sociedade, elaborando e implementando projetos que possam atender a essas expectativas.

Este processo pode gerar uma certificação, a ABNT NBR 16001 , de Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, que vai demonstrar ao mercado que a organização não existe apenas para usufruir dos recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social.

05.Neutralização de carbono

Uma preocupação cada vez mais iminente é a necessidade de se reduzir ou compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) produzidos pelas organizações. Neste caso, a Etech pode elaborar projetos de neutralização de carbono de uma forma mitigadora ou compensatória.

Também é cada vez mais frequente entre as empresas, a elaboração de inventários de emissões, possibilitando o conhecimento da abrangência do impacto das suas ações organizacionais no meio ambiente. Isto permite a implantação de ações consistentes de redução e compensação das emissões da organização, as quais devem integrar o planejamento, a implementação e a operação das atividades empresariais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a boa imagem da empresa. Os profissionais da Etech podem prestar acessoria para a elaboração destes inventários.

06.Licenciamento Ambiental

A Etech Tecnologia e Meio Ambiente traça as diretrizes de todos os processos de licenciamento ambiental desde a sua fase inicial até a obtenção da licença. Isto é, trata da interação inicial com o órgão ambiental, da elaboração de estudos de EIA/RIMA, e do atendimento das condicionantes exigidas junto ao órgão ambiental.

07.Auditoria e Perícia Ambiental

• A Etech faz auditorias internas, com a finalidade de verificar o atendimento à legislação ambiental brasileira, aplicável aos aspectos e impactos dos processos da empresa em questão;

• Levantamento de conformidades e não-conformidades em Sistemas de Gestão Ambiental;

• Auditorias em fornecedores para a averiguação das conformidades legais;

• Organização e preparação da entidade para o recebimento de auditorias externas;

• Elaboração de laudos técnicos para avaliações de ativos e passivos ambientais.

08.Engenharia Ambiental

A Etech Tecnologia e Meio Ambiente conta com uma equipe de engenheiros qualificados, com ampla experiência na execução de projetos de construção sustentável, onde são utilizadas tecnologias de baixo impacto ambiental nas obras, para interferir o menos possível no meio ambiente e poupar recursos naturais.

São cinco as idéias básicas a serem seguidas para uma construção sustentável:

• Projetos inteligentes

São projetos de arquitetura e de engenharia civil, onde são aproveitadas de uma melhor maneira, as características do terreno da construção e também do ambiente natural em que se encontra. Assim, deve-se priorizar a utilização da iluminação solar para economizar o uso de lâmpadas, aproveitar a ventilação natural, com a construção de corredores de ventilação, janelas maiores, uma maior utilização do recurso de pilotis, etc.

• Redução da poluição

A construção civil é uma das atividades antrópicas que mais poluem o planeta. O que pode ser feito para minimizar este problema, é promover um maior aproveitamento dos materiais, reduzindo o desperdício, reutilizando tudo que for possível e dando uma destinação adequada ao que não se pode reutilizar, trabalhando com cooperativas de catadores e enviando para usinas de reciclagem. Na construção sustentável deve-se sempre priorizar a gestão de resíduos sólidos e efluentes.

• Materiais ecológicos

Cada vez mais a tecnologia propicia alternativas ecológicas para a construção civil. Tijolos feitos de entulho, madeira plástica e de reflorestamento, concreto reciclado e asfalto feito de pneus velhos, são várias as alternativas viáveis que já podem ser encontradas e utilizadas numa construção sustentável.

• Eficiência energética

Um melhor aproveitamento da luz natural, a utilização de aquecedores solares e lâmpadas LED que possuem maior luminosidade e durabilidade, a compra de equipamentos mais eficientes, uma menor utilização de condicionadores de ar, são exemplos de garantia de uma maior eficiência energética em qualquer construção.

• Aproveitamento da água

A água da chuva pode ser aproveitada, sendo captada através de cisternas e caixas d’água. Serve para limpeza de áreas externas, na rega de plantas e nos vasos sanitários. Além disso, já há no mercado modelos de torneiras e descargas mais eficientes, que gastam uma menor quantidade de água.

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema americano de certificação aplicado pelo Green Building Council que leva em conta o impacto gerado ao meio ambiente em conseqüência dos processos relacionados ao edifício (projeto, construção e operação).